Ferramentas de Qualidade no Gerenciamento de Reclamações de Mercado na Indústria Farmacêutica

Aline Pessoa de Melo Palmeira, Carina Rau

Resumo


RESUMO
O setor da Garantia da Qualidade na Indústria Farmacêutica é fundamental para garantir que os medicamentos fabricados estejam de acordo com os padrões de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Por isso, durante todo o processo produtivo, normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF), ditadas pela ANVISA, devem ser cumpridas. Porém, mesmo sendo respeitadas tais normas, desvios de qualidade podem surgir, visto que vários fatores estão envolvidos durante as etapas de fabricação dos medicamentos, e não serem detectados anteriormente à expedição, de modo que somente serão detectáveis por clientes após comercialização. O setor da Garantia da Qualidade possui uma equipe especializada em relatar, investigar e registrar tais desvios, baseando-se nas reclamações de mercado, com o objetivo de evitar possíveis reincidências nos próximos lotes, gerando ações corretivas necessárias. Além disso, esse mesmo setor é responsável por levantar dados estatísticos, através da análise de reclamações de mercado, os quais funcionam como importantes indicadores de qualidade, oferecendo informações fundamentais para que os gerentes e diretores da empresa possam avaliar os processos produtivos e tomar as medidas necessárias para garantir a qualidade de seus produtos, visando melhoria contínua de todos os processos produtivos.
Palavras-chaves: Garantia da Qualidade, Reclamações de Mercado, Análise Estatística, Indicador de Qualidade, Ferramentas de Qualidade.



ABSTRACT
The Quality Assurance sector at Pharmaceutical Industry is critical to ensure that the products are manufacturing according to the quality standards required by National Agency of Sanitary Surveillance (ANVISA). Therefore, during the entire production process, standards of Good Manufacturing Practices (GMP), dictated by ANVISA, must be observed. However, even respecting those standards, quality deviations may appear, since several factors are involved during the product’s manufacturing stages, and not be detected prior the dispatch, so that will only be detectable by customers after commercialization. The Quality Assurance sector has a specialized team to report, investigate and record such deviations, based on the market complaints, in order to avoid potential recurrence in the next batches, generating the necessary corrective actions. Furthermore, this sector is responsible for raising statistics, through the analysis of market complaints, which serve as important indicators of quality, providing key information for managers and company directors can assess production processes and take necessary actions to ensure quality of its products, aiming to continuous improvement of all processes.
Keywords: Quality Assurance, Market Complaints, Statistical Analysis, Quality Indicator, Quality Tools.

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