Fatores de satisfação dos usuários do Programa Saúde da Família

Florência Amorim Freire Mehlberg, Érika de Oliveira Virgine, Mariana Granado Liba, Daniel Mehlberg, Linconl Agudo Oliveira Benito, Izabel Cristina Rodrigues da Silva

Resumo


Resumo

A percepção dos usuários sobre a prática do Programa Saúde da Família (PSF) é de extrema importância, uma vez que a comunidade é a razão da existência do programa, seus pontos de vista podem modificar o próprio sistema, fortalecendo a democracia em saúde. Neste contexto, o objetivo do trabalho é caracterizar a amostra de indivíduos atendidos por três equipes do PSF na cidade satélite do Recanto das Emas, no Distrito Federal, Brasil; e também analisar o grau de satisfação dos usuários do Programa e as variáveis desta satisfação. Para obtenção dos dados, utilizou-se um instrumento de coleta (ICD) com questões fechadas, elaboradas com base nos questionários criados por Oliveira (2006) e do PSF do Governo Federal. Demonstrou-se que as equipes analisadas tiveram um nível de aceitação considerado bom e poderão melhorar ainda mais caso invistam em minimizar filas com agendamento de consultas pelo agente comunitário e encaminhar os pacientes para os tratamentos específicos aos hospitais, caso necessário. Observou-se que as visitas domiciliares não foram significativas para satisfação dos usuários do PSF.

Palavras-chaves: Programa Saúde da Família. Atenção básica. Satisfação do usuário do PSF. Análise.




Abstract


The perception of users about the practice of the Family Health Program (PSF) is of extreme importance, since the community is the reason for the existence of the program, their views may change the system itself, strengthening democracy in health. In this context, the objective is to characterize the sample of individuals served by three teams of PSF in the satellite city of Corner Emas, the Federal District, Brazil, and also analyze the degree of user satisfaction with the program and the variables of satisfaction. To obtain the data, we used a data collection instrument (DCI) with closed questions, drawn from the questionnaire created by Oliveira (2006) and the PSF of the Federal Government. It was demonstrated that the teams had analyzed a level of acceptance for good and will improve further if invest to minimize queues with scheduling visits by community worker and refer patients for specific treatments to hospitals if necessary. We found that home visits were not significant for satisfaction of the users of the PSF.
Keywords: Family Health Program. Primary care. User satisfaction of the PSF. Analysis.

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