A PERÍCIA FORENSE COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE FÍSICA

Rodrigo Dutra Silveira Monteiro

Resumo


INTRODUÇÃO
O ensino de Física tornou-se maçante e pouco atrativo para estudantes de ensino
básico e médio nas escolas brasileiras. Isso deve-se, principalmente, ao fato desse
ensino ser feito fora de contexto, sem ligação com os elementos que motivam a
existência da própria ciência. Com tão pesada influência e com uma abordagem tão
focada, na maioria dos livros didáticos, as aulas de Física tendem a se tornarem aulas
de matemática aplicada, com equações abstratas que não possuem significação
conceitual para a maioria dos estudantes. Nesse contexto, direcionar o Ensino de Física
de modo a tornar esse conhecimento útil ao usuário por meio de vínculos com temas
relevante torna-se imperativo.
A perícia criminal entrou no cotidiano dos brasileiros, em especial do público jovem,
por meio da popularização de seriados de TV relacionados à área, como por exemplo o
CSI: Crime Scene Investigation. Além disso, temas relacionados à perícia criminal se
apresentam quase que diariamente nas manchetes de jornais e revistas. Em ambos os
casos, os crimes proporcionam, em geral, temas instigantes para despertar o interesse
de alunos (Dias Filho & Antedomenico, 2010). Os conhecimentos de Criminalística
aplicados à perícia criminal tornam-se, nesse contexto, uma importante ferramenta de
para estimular a interdisciplinaridade no ensino de Ciências Naturais.

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